Congresso Universitário com Deputado Federal Vitor Paulo no Centro Cultural Jerusalem - RJ


Mensalmente, no Centro Cultural Jerusalém é realizado o Congresso Universitário, que tem como objetivo debater temas de políticas públicas com os universitários da Força Jovem Brasil. No último domingo (29/05/2011), aconteceu mais um encontro com a presença do Deputado Federal Vitor Paulo (PRB/RJ).

Logo no início o deputado já contou novidades para os próximos encontros. A partir do mês de julho será feito um trabalho pela internet, por meio da Web TV, onde os universitários participarão enviando suas dúvidas, suas perguntas, temas para as palestras e poderão conversar e interagir, antecipadamente, com o deputado.

Deputado Federal Vitor Paulo – PRB/RJO deputado falou da experiência e da tristeza que sentiu ao visitar uma “cracolândia”, no Rio de Janeiro; em ver as pessoas em situação tão deplorável causada pelo “crack”. Ressaltou ainda, que ao deparar-se com aquela situação logo lembrou-se da passagem bíblica que fala sobre um vale de ossos secos (ver Ezequiel cap. 37) e, assim como o profeta fez naquela época, ele se dispôs a fazer algo para mudar aquela situação. Com isso surgiu a idéia de fazer uma música, baseada na iniciativa que o cantor Michael Jackson teve quando veio ao Brasil gravar um clipe com o intuito de arrecadar fundos para o combate a AIDS na África. Uma música com letra forte e marcante para conscientizar os jovens de que o “crack” não leva a lugar algum, a não ser à morte.
 
Ele falou que já entrou em contato com alguns MC’s famosos no mundo do funk e que eles estão chamando outros amigos para fazer parte desse projeto que, além da música, vai contar com postos de atendimento médico e psicológico nas “cracolândias”, bem como com clínicas de reabilitação. Ainda sobre esse assunto, ressaltou que a situação do país em relação ao “crack” é uma questão de saúde pública, mas que também precisa do apoio da população para que seja resolvido.

Logo depois, o deputado esclareceu sobre o tão falado “Kit anti-homofobia” que estava para ser distribuído nas escolas. Ele deixou claro sua posição como líder do PRB na Câmara Federal ao dizer que não é contra os homossexuais e sim contra a homofobia, pois esta prática é crime. Afirmou que é contra a veiculação do kit que incitava a escolha sexual. “Um coisa é homofobia. Nós somos contra. Outra coisa é a divulgação de material dessa natureza para servir como base na educação de crianças e jovens no Brasil”, alegou o deputado.

O propósito solicitado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) há cerca de um ano e meio atrás, era para que a ONG responsável pelo Kit fizesse um material onde ficasse claro que a homofobia é crime e que a veiculação dos kits fosse apenas para os alunos do ensino médio.

Após os esclarecimentos, foi aberto um espaço para que os participantes fizessem perguntas e tirassem suas dúvidas sobre esse e outros assuntos, como foi o caso de uma professora que lembrou dos baixíssimos salários que recebe a classe. Diante disso, foi formado o primeiro grupo de trabalho: o “Grupo da Educação”, o qual irá pesquisar, debater e elaborar propostas de mudanças, que serão encaminhadas à Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

O próximo encontro será, dia 26 de junho às 11h, e o tema abordado será Educação. Venha você também! Entrada Franca.

O Congresso acontecerá no Centro Cultural Jerusalém, Avenida Suburbana, 4242 – Del Castilho. Veja a foto abaixo onde acontece os encontros Universitários:


Texto por Daniele Lisboa e Daniel Ferreira / VPR Del Castilho
Fotos por Demóstenes Ramos / VPR Comunicação RJ
Revisado e Publicado por Kelson Cruz / VPR Comunicação RJ

Comments