SME - Secretaria Municipal de Educação
O novo EDI amplia a oferta de vagas para a Educação Infantil em mais uma região pacificada da cidade
O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram na manhã desta quarta-feira (dia 15), na Cidade de Deus, um novo Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), ampliando a oferta de vagas em creche e pré-escola em mais uma região pacificada do Rio. O EDI Ana Carolina Pacheco Silva, que atenderá um total de 150 crianças na creche e na pré-escola, também marca a segunda homenagem da Prefeitura do Rio aos alunos mortos na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, em abril passado. Com esta unidade, a prefeitura passa a contar com 19 Espaços de Desenvolvimento Infantil no Rio desde 2009, sendo que cinco deles implantado em regiões pacificadas, além da adaptação de uma unidade escolar, com abertura de 1.030 novas vagas.
- A educação na primeira infância é fundamental. A criança que tem acesso a uma boa creche se desenvolve bem, tem um desempenho no Ensino Fundamental muito melhor. Mas neste dia, outra alegria se soma a esta inauguração, o fato de podermos dar a esse Espaço de Desenvolvimento Infantil, que vai atender a 150 crianças, o nome da Ana Carolina, uma de nossas alunas assassinadas na Escola Municipal Tasso da Silveira. A família dela passou todo o dia de ontem arrumando o EDI para a inauguração. Eles estão muito envolvidos emocionalmente com este espaço – declarou a secretária Claudia Costin.
A ampliação do atendimento nas creches faz parte da meta atual da prefeitura de dobrar a oferta de vagas, criando 30 mil novos postos, nas unidades municipais e nas creches conveniadas. Desde janeiro de 2009, foram criadas 12.048 novas vagas em creches, em 19 EDIs construídos e em mais 109 unidades escolares adequadas para este tipo de atendimento. Atualmente, 56.825 crianças são atendidas pela Prefeitura do Rio na modalidade creche, sendo 40.047 nas unidades da rede pública municipal e outras 16.778 nas conveniadas.
Até 2012, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai construir mais 14 Espaços de Desenvolvimento Infantil nas regiões já pacificadas da cidade, ampliando a oferta nesses locais em mais 2.660 vagas. Além disso, outras 12 unidades nessas regiões, entre creches e escolas, estão em reforma ou passarão por obras bate o ano que vem.
Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância dos Espaços de Desenvolvimento Infantil na formação das crianças na primeira infância.
- Estou muito feliz em poder inaugurar um Espaço de Desenvolvimento Infantil, com tanta qualidade, em um lugar que hoje é pacificado. É muito bom poder trazer este equipamento social, e estamos trazendo uma série de equipamentos para atender toda essa população daqui. Já criamos mais de 12 mil vagas em creches e vamos criar mais 18 mil em cerca de 100 EDIs como este que está sendo inaugurado hoje. Isso tudo porque esse é um momento decisivo da formação de uma criança, facilitando a continuidade nos estudos e também às mães que precisam trabalhar – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O Espaço de Desenvolvimento Infantil Ana Carolina Pacheco da Silva é o segundo espaço inaugurado em homenagem às vítimas de Realengo. O primeiro deles, o EDI Samira Pires Ribeiro foi inaugurado em maio passado. Além dos familiares de Ana Carolina, também estiveram presentes na inauguração do EDI amigos da Escola Municipal Tasso da Silveira.
- Espero que as crianças que vão estudar aqui tenham um bom início de vida. Desde que a minha filha morreu, tive poucas alegrias, mas no dia de hoje eu sinto uma felicidade plena por saber que o nome da minha filha está sendo perpetuado. Gostaria de agradecer e parabenizar ao prefeito Eduardo Paes e à secretária municipal de Educação, Claudia Costin, por este gesto – resumiu o pai de Ana Carolina, Raimundo da Silva.
O novo EDI conta com dois pavimentos com quatro salas de atividades, dois berçários, lactário, fraldário, solário, estacionamento, parquinho, elevador, lavanderia e um Núcleo de Saúde. A nova unidade é acessível a alunos portadores de necessidades especiais. O EDI foi construído pela RioUrbe.
ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Dentro do novo modelo de atendimento à Primeira Infância, a Secretaria Municipal de Educação criou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), que integra, no mesmo ambiente, a creche e a pré-escola. Nos EDIs, as crianças são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde pequenas a partir, por exemplo, da convivência com os livros e também materiais apropriados. O novo modelo pode atender crianças de seis meses a cinco anos e meio de idade.
Para garantir um atendimento de qualidade, a partir deste ano, cada sala de atividades nas creches contará com um professor de Educação Infantil. Para isso, a Prefeitura criou o cargo de professor de Educação Infantil e está convocando mais de 1.500 docentes.
Fonte: Prefeitura do Rio/ SME: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=1855057
Comments
Post a Comment