PÁSCOA CELEBRADO EM MEMORIA DE CRISTO
OS CRISTÃOS receberam a ordem de celebrar a Comemoração (ou Memorial) da morte de Cristo. Essa celebração é também chamada de “refeição noturna do Senhor”. (1 Coríntios 11:20) Por que ela é tão significativa? Quando e como deve ser celebrada?
Jesus Cristo instituiu essa celebração na noite da Páscoa judaica de 33 EC. A Páscoa era comemorada apenas uma vez por ano, no 14.° dia do mês judaico de nisã. Para calcularem essa data, os judeus evidentemente esperavam pelo equinócio da primavera. Esse é o dia em que há cerca de 12 horas de claridade e 12 de escuridão. A primeira lua nova observável mais perto do equinócio da primavera marcava o início de nisã. A Páscoa vinha 14 dias depois, após o pôr-do-sol.
Jesus celebrou a Páscoa com seus apóstolos, dispensou Judas Iscariotes e, em seguida, instituiu a Refeição Noturna do Senhor. Essa refeição (ou ceia) substituiu a Páscoa judaica e, portanto, deve ser celebrada apenas uma vez por ano.
O Evangelho de Mateus relata: “Jesus tomou um pão, e, depois de proferir uma bênção, partiu-o, e, dando-o aos discípulos, disse: ‘Tomai, comei. Isto significa meu corpo.’ Tomou também um copo, e, tendo dado graças, deu-lho, dizendo: ‘Bebei dele, todos vós; pois isto significa meu “sangue do pacto”, que há de ser derramado em benefício de muitos, para o perdão de pecados.’” — Mateus 26:26-28.
Comments
Post a Comment