Uma verdadeira história de superação e servirá de exemplo para muitos jovens

Conheça abaixo, a minha história de superação e irá servir como exemplo para muitos jovens



Meu nome é Jean. No ano passado, participei da Jornada Mundial da Juventude, sou formado em teatro e sou apaixonado  pela arte. Moro em comunidade, antes dominada pelo tráfico e, hoje, pacificada. Minha família é humilde.

Minha mãe tinha preconceito contra o teatro. Pra ela, essa área era somente para mulheres...até que um dia eu perguntei:  

- Mãe, você está vendo aqueles atores (homens)?

Ela respondeu:  - ''Sim.''

Eu completei: ''Então...Todos eles tiveram que passar pelo teatro!''

Graças à minha paixão pela cultura, consegui quebrar o preconceito que ela tinha no passado. Minha mãe queria que eu fizesse concurso público, meu pai desejava que eu fosse bombeiro. Porém, o meu sonho era totalmente diferente das aspirações dos dois. O meu prazer era estudar teatro e me formar. Sinto tesão, gosto, amo, enlouqueço pela cultura. No ano passado, em 2013, passei no teste na Escola Nossa Senhora do Teatro, criada pelo Ricardo Andrade Vassíllievitch: teatrólogo, dramaturgo, diretor de teatro, produtor cultural e professor.

A escola foi inspirada pelos pelos ensinamentos da atriz Fernanda Montenegro e do ator Sérgio Britto. É uma escola de desenvolvimento e preparação do ator. Fiz o teste e passei. Mais uma vez, não tive apoio dos meus queridos pais. Infelizmente! Lutei sozinho. Sofri sozinho. Mas venci sozinho... Tive um grande apoio e incentivo da Companhia da Nossa Senhora do Teatro. Me formei e meus pais ficaram emocionados. Meus familiares não acreditavam em mim, mas eu mesmo acreditei.

Apresentação de uma Peça na Escola de Teatro
No mesmo ano, participei da JMJ e tive o privilégio de me apresentar para o Papa na Via-Sacra. Foi lindo, emocionante! Meus pais se emocionaram em saber de minha participação, e também isso mudou a minha vida. Nada me diminuiu, muito pelo contrario: Me acrescentou e muito!! Me considero um grande incentivador. Nós temos que lutar pelos nossos objetivos e seguir em frente, mesmo que estejamos no meio do furacão. A recompensa, certamente, será maior ainda. A vitória é certa! Atualmente, moro em comunidade com a família e neste ano pretendo continuar atuando, mas em outro lugar: no Grupo de Teatro AfroReggae, de Vigário Geral. 

Apresentação na Jornada Mundial da Juventude - (JMJ )
Me ajudem a incentivar outros jovens! Infelizmente, ainda existem pessoas na criminalidade e isso é demasiadamente triste para o nosso país. Tenho absoluta certeza de que esta minha história de superação irá servir como exemplo para muitos jovens, num mundo em que temos que cavar as oportunidades com as próprias mãos, na maioria das vezes.


MINHA VIDA ESCOLAR

Nascimento  28/10/93 – Início vida escolar – 1997 – aprendeu a ler e a nomear as cores – 2003 (aos dez anos) – 2009 repete o oitavo ano  - 2010 – passa a frequentar AUTONOMIA CARIOCA – (8º e 9° anos) – conclui o Ensino Fundamental  - 2011 inicia a AUTONOMIA – Ensino Médio, onde é aluno dedicado e pontual. Empenha-se, participa e incentiva os demais. (Está no módulo III)  e Conclui o Ensino Médio.

Os anos de 2004 a 2009 foram marcados por repetência e o AUTONOMIA foi a saída para corrigir a distorção idade/série. Funcionou. Jean apresentou sempre progressos e mereceu convite de Cláudia Costin – Secretária Municipal de Educação – que, através de conversas no TWITTER, inteirou-se de sua trajetória, convidando-o a dar palestras de incentivo a outros estudantes.
  
 Aspectos tão interessantes e que poderiam servir de incentivo a alguns com tantas dificuldades.

Comments

  1. Me sintoo muito feliz por ver sua luta e por ver que foi um menino guerreiro a todo momento e não desistiu de continuar seguindo em frente apesar de todos os problemas. Gosto muito de você meninoo. Peguei um carinho enorme por tii. É muito bom ser sua amiga e poder estar participando dessa sua vitória meu amoor. Estarei sempre aquii torcendooo por você. Continue sempre em frenteee. Nunca desista dos seus sonhos. ''Quem acredita sempre alcança.'' Te amooo <3 <3
    Beijooos
    Bruna Alborghetti Torres

    ReplyDelete
  2. Muito bacana meu camarada, que muitos jovens veja esse exemplo

    ReplyDelete

Post a Comment