Clínica da Família, em Benfica, zona norte, recebe fornecimento de energia






















A Clínica da Família de Benfica, na zona norte do Rio, recebeu nesta manhã, as equipes da LIGHT para ligar deveria estar com tudo funcionando perfeitamente, mas desde a inauguração, no dia 30/09 do ano passado, quando abriu as portas, o local não tem energia elétrica suficiente, por exemplo, para manter todos os ar-condicionado ligados.

Por causa disso o calor é muito grande dentro da unidade e, sem reforço de energia, os aparelhos de raio-x também não funcionam. Sem ar-condicionado, as salas de atendimentos ficam com as janelas abertas por causa do forte calor.


É através de ventiladores, que os médicos e enfermeiros conseguem trabalhar. De acordo com as informações, a unidade de saúde está funcionando sem o apoio do gerador e inclusive, com as instalações de energia irregular. Os aparelhos de Ar-Condicionado estão instalados, mas não funcionam.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde não quis comentar sobre o assunto.


A Light informou que a Clínica da Família de Benfica solicitou a Light um aumento de carga, isto é, mais demanda de energia para o local, e o prazo para a Light executar o serviço é de 60 dias, contados a partir de janeiro de 2017, quando a Prefeitura do Rio de Janeiro entregou a documentação necessária.

Este prazo é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e está sendo respeitado pela empresa de energia. Durante este período, é feito todo um estudo sobre a instalação do incremento de energia, além de testes, verificação de carga, robustez de rede e outras etapas,  a fim de que o fornecimento de energia seja feito com segurança para os usuários da clínica e evitando curtos-circuitos e incêndios.

A Light ressalta que há fornecimento de energia para o local, portanto não há ligação clandestina. Os aparelhos que demandam maior energia não podem funcionar no momento porque precisam que o aumento de carga seja realizado.

Comments